LABRE-RJ
Desde 1934 - Ano LXXXIV
Local UTC OffSet
   
15/12/2017  LABRE-RJ/RENER participa de Simulado da Defesa Civil Estadual
A LABRE-RJ/RENER, participou no dia 14 de Dezembro de 2017 do Simulado da Defesa Civil Estadual, no Departamento Geral de Defesa Civil - DGDEC. Na oportunidade foi simulado um derramamento de 1 milhão de litros de óleo na Baia de Guanabara. Durante o simulado, que foi de mesa, a RENER foi acionada para colocar comunicação em um barco da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. Um radioamador foi deslocado para a Capitania, com seus equipamentos, para cumprir comunicações de Emergência, móvel marítimo. A repetidora utilizada foi a 147.360 que está instalada em Teresópolis e cobre a Baia de Guanabara, e está conectada no DGDEC.

"O treinamento teve como cenário, a Zona Portuária do Rio, no bairro do Caju; e contou com a participação de cerca de 30 agências e 140 profissionais.

O Objetivo da atividade foi treinar o Plano de Área da Baía de Guanabara (PABG) e integrar as Equipes de Especialista diversos, para as ações de resposta ou a atuação complementar, rápida e eficiente frente à situações de crise.

A ação testou e aprimorou os processos de comunicação de emergências, de assistência à população vitimada e de proteção do meio ambiente.

MAIS UM GOLAÇO!!! UM SUCESSO!!!

No Simulado tivemos a capacidade de reproduzir situações de agravamento de cenários, com a respectiva mudança do Nível de Desastre, conforme os paradigmas do PABG e do Plano de Emergência do Estado do Rio de Janeiro (PEM-RJ 2018).

O Exercício também simulou ações de recuperação, como: gerenciamento de resíduos, limpeza e descontaminação das áreas afetadas e restabelecimento do tráfego aquaviário.
Cel. Silva Costa - Diretor do DGDEC"

O EXERCÍCIO SIMULADO contou com as participações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ); da Agência Nacional do Petróleo (ANP); da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ); do Centro Estadual de Administração de Desastres (CEstAD); do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (COGS/SAMU), do Comitê do Plano de Área da Baia de Guanabara (PABG); da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB); do Centro de Operações da Cidade do Rio de Janeiro (COR-Rio); da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ); da Guarda Portuária (GP); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBIO); do Terminal Rio (Libra); da Marinha do Brasil (MB); da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ); da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ); da Receita Federal do Brasil (RFB); da Secretaria de Estado do Ambiente / Instituto Estadual do Ambiente (SEA/INEA); da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPEC); da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA); da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social (SECTIDS); da Secretaria de Estado de Habitação (SEH); da Secretaria de Estado de Obras (SEOBRAS); da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil (SEOP/SUBDEC Rio); da Secretaria de Estado de Saúde (SES); da Secretaria de Estado de Transportes (SETRANS); da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão – LABRE-RJ, do Processo APELL,  da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR); da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH); da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); e da empresa ULTRACARGO. 

Um grande número de autoridades da Defesa Civil Estadual esteve presentes no simulado. Dentre essas autoridade, estiveram presentes o Cel. Marcelo Hess, Subsecretário Estado  de Defesa Civil, o Cel. Bruno Braga, Superintendente Operacional da Defesa Civil Estadual e o Cel. Silva Costa, Diretor Geral de Defesa Civil, que conduziu o Simulado.

PELA LABRE-RJ/RENER PARTICIPARAM DO SIMULADO:
Francisco Jacson dos Santos - PY1PDF
Assessor de Comunicações da RENER

SILVIO SEZAR LEAL DE SOUSA - PU1SLS
Voluntário  da RENER

JOSÉ EVERALDO RODRIGUES DE LIMA - PU1LJE
Voluntário da RENER

LISNIK WOLACE FILGUEIRAS BERRIEL - PU1LWB
Voluntário da RENER

SUELI ALVES DA SILVA - PU1SAW
Voluntária da RENER

O simulado foi considerado uma  sucesso pelas autoridades presentes.

     
Veja também
21/05/2018
FEIRA DE ESPECIALIDADES ESCOTEIRAS
19/05/2018
3º ENCONTRO DE RADIOAMADORES E RÁDIO CIDADÃO NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO
03/04/2018
LABRE-RJ
18/03/2018
LABRE-RJ PARTICIPA DA ABERTURA DO ANO LETIVO DE 2018 DO PROCESSO APELL
14/03/2018
II Simpósio de Prevenção e Salvamento Aquático - Corpo de Bombeiros
10/01/2018
Final de Semana dos Faróis Americanos
18/12/2017
LABRE-RJ
16/12/2017
LABRE-RJ participa do lançamento da REDE SALVAR da Defesa Civil Estadual
SERVIÇOS

SITES PARCEIROS
VEJA TODOS » 

 
              
LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RÁDIO EMISSÃO - LABRE-RJ